.Diana

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
25
26
27
28
29
30
31

.pesquisar

 

.posts recentes

. Licenca Internacional de ...

. Cruzeiro Com a Host Famil...

. Voltei para ficar

. Sonho realizado #3

. Prendinha da Host Family

. Diferencas Culturais #2

. Nao vivo sem #2

. A minha nova casa

. Participacao no Blog S.O....

. Nao vivo sem #1

.arquivos

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Abril 2009

. Março 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds

Quinta-feira, 24 de Março de 2011

Licenca Internacional de Conducao (LIC)

 

 

A Licença Internacional de Condução sempre  me fez muita confusão quando estava em Portugal, porque nao sabia se era necessário tirar.

A host family disse-me que poderia conduzir, mas que teria train e bus perto de casa, que me levava directamente a cidade ( o que era uma grande mentira). Com os preparativos da viagem e despedida dos familiares acabei por me esquecer de tirar.

Quando cheguei em casa da hostfamily vi que realmente precisava de tirar o mais rapidamente possível, pois estava a morar do meio do nada. Eles aconselharam me a tirar a carta de condução americana, pois seria uma mais valia para o caso de aqui ficar por mais tempo.

E assim foi paguei cerca de $70, fiz o exame escrito e recebi o meu permit de condução. Com o permitpode se conduzir, mas apenas em algumas estradas, no entanto a família nunca me ofereceu o carro para conduzir. Pensei que se prendia com o facto de não ter a carta de condução por assim dizer, então decidi fazer o exame de condução. Pensoque paguei cerca de $50.

Aqui o exame e feito com o próprio carro e para isso alguem teria de conduzir o carro ate ao local de exame. Quando falei com a familia o host ofereceu se para me acompanhar, no entanto dias antes do exame mudou de ideias e teve a coragem de dizer que eu podia ir de taxiou de bus ( ela sabia que isso era impossível porque precisava do carro deles para fazer o exame).

Enfim desperdicei o meu dinheiro para nada.

Semanas mais tarde vim a descobrir que durante 12 meses no estado de New York ( não sei como funciona nos outros estados) podemos conduzir com a carta de condução do nosso pais.

Na altura estava a pensar pedir rematch e eu sabia que as familias davam preferência a au pairs com carta de condução, pois e sempre uma mais valia e embora no estado de NY nao precisasse da internacional eu nao sabia onde iria ser colocada.

 

Fui ao site da ACP e vi que era possivel tirar a Lincenca Internacional de Conducao ( LIC) mesmo estando fora de Portugal. Enviei toda a documentacao para o meu ex-namorado e ele tratou do assunto.

 

Eis o que e necessário fazer:

 

  1. Preencher o impresso que se encontra no site da ACP ( http://www.acp.pt/o-clube/servicos-e-produtos/documentacao/lic)
  2. Imprimir e fazer chegar a uma das delegações
  3. Foto tipo passe a cores
  4. Original da Carta Condução
  5. Fotocopia do B.I/Cartão Contribuinte
  6. A importância de 30euros ( sócio) ou 39euros ( não sócio). Se for urgente ( entregue na hora) o valor e de 49euros.

Depois de ter toda a documentação pronta e so fazer chegar a ACP.

 

Existem duas delegações no Porto, uma delas no Norteshopping, contudo a LIC demora cerca de dois dias a estar pronta. O melhor e ir a ACP na Rua Gonçalo Cristóvão e obtém a licença no mesmo dia.

 

Isto para quem mora no Porto, nas outras cidades nao sei qual das delegações e a mais rapida.

 

Aconselho a todas as au pairs que estão para vir que tirem a LIC, pois e sempre uma mais valia, mesmo que o estado para onde vão não exija.

 

Espero que este post ajude!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

publicado por Diana às 18:14
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De ritovskyta a 24 de Março de 2011 às 19:46
excelente ajuda para meninas de PT que queiram ir para au pair e excelente prova de que a antiga host family era uma grande bosta.
Continua com post diários , sou viciada neles
De Laura a 28 de Julho de 2013 às 00:07
Se me quiseres seguir aqui vai o meu blogue.
http://laura-in-seattle.blogspot.com/
De Raíssa a 26 de Março de 2011 às 00:20
Olá Diana, curto mt seu blog. Espero q continue postando sempre!!!
De Anónimo a 1 de Abril de 2011 às 17:39
entao e o visto em quanto te ficou?
De Suelen a 9 de Abril de 2011 às 22:02
Oi Diana,
que bom que voltasse a postar...
Adoro ler teu blog...
Beijos
De Gabriele a 29 de Abril de 2011 às 19:28
Oi Diana. Me chamo de Gabriele e li seu blog todinho hoje pela primeira vez. Achei o máximo sua experiencia, e adoraria ler mais posts seus. Só não entendi esse post o final quando se referiu ao "ex-namorado". Como assim? Beijão e Felicidades
De Jessica a 22 de Maio de 2011 às 00:18
Esquecei de nós foi?
De Clarissa a 5 de Julho de 2011 às 17:54
Oieee.. muito bom o seu blog, li desde seu match, sou do Brasil.. e estou tentando ser aupair nos EUA.. vou pela Euraupair.. e espero dar tudo certo!! Ainda vou entregar meu app!! Você foi vitoriosa em passar por tudo que passou!! Se puder me add no msn: clarissagomes_@hotmail.com
beijos!! ;)
De Soraia Viegas a 9 de Agosto de 2011 às 10:28
hey, não é preciso ser no acp, podes tambem fazer directamente no IMTT ;)
De van a 23 de Agosto de 2011 às 18:17
nos paises da europa? não há problema com isso pois não diana?
De Juliana a 14 de Setembro de 2011 às 11:55
Hey! Vim fazer uma visitinha, mas cade vc??? não tá mais escrevendo no blog não? volta! beijos

Comentar post

.links